A tecnologia ajuda, mas não substitui o professor de inglês em sala de aula

estudar-ingles-tecnologia

A tecnologia tem contribuído muito com o aprendizado e com a troca de conhecimento em diversas áreas do saber. Para aprender inglês não é diferente. Assistir aos muitos filmes e séries em inglês, jogar online ou mesmo fazer amizades à distância com pessoas de outras partes do mundo certamente são formas de desenvolver a aprendizagem do idioma. Os aplicativos que fazem traduções simultâneas e oferecem a prática de exercícios também são ótimas ferramentas. Toda essa tecnologia ajuda, mas de forma alguma é capaz de substituir o professor na escola de idiomas. Ele continua sendo uma peça-chave para aperfeiçoar a pronúncia e promover a escrita correta.

Inglês, o idioma onipresente

O inglês sempre foi indicado como o principal idioma a ser aprendido. Mas, hoje em dia, isso não significa somente obrigação curricular ou profissional. É também uma forma de garantir o acesso ao entretenimento. Em geral, assistir em primeira mão aos filmes e séries que são tendência é sinônimo de assisti-los em inglês. Isso sem contar o quanto a dublagem pode mudar o sentido de algumas falas e cenas.

Em viagens, independentemente do lugar que se vá, é pouco provável que você não consiga se comunicar caso fale inglês. Mesmo que o sotaque seja diferente, as expressões e palavras que você aprende numa escola de idiomas facilitam suas experiências no exterior, seja para se deslocar, fazer compras ou compreender a cultura local. Nestes momentos, os apps também podem ajudar. Porém, não dependa deles totalmente. Afinal, e se a conexão com a internet não estiver tão boa ou a bateria acabar? Seja autossuficiente e livre para se expressar sem depender o tempo todo da tecnologia.

Para que você quer aprender a falar inglês?

Em geral, a busca por aprender outro idioma costuma estar atrelada ao crescimento profissional. Nestes casos, o aprendizado que se ganha por meio do uso das tecnologias ajuda, mas também pode atrapalhar. Afinal, assim como no português, existem expressões e formas de tratamento que são próprias do ambiente de trabalho e outras que são mais coloquiais.

E é aí é que aprender inglês com um professor em uma escola de inglês que possui metodologia e material didático direcionados à sua necessidade passa a ser um diferencial. O professor irá direcionar e dar mais ênfase a um vocabulário mais amplo ou mais específico e irá explicar as expressões e seu uso adequado. Além disso, poderá observar qual seu grau de aprendizagem na escuta, fala, escrita e, a partir dessa análise, desenvolver mais o foco necessário.

Explore e aproveite suas aulas em uma escola de idiomas

Uma das vantagens dentro da sala de aula é você ter grande facilidade de acesso para receber informações, tirar suas dúvidas e praticar muito. Confira algumas dicas para aproveitar ainda mais a aula com professor:

  • Tire suas dúvidas! Pode parecer óbvio, mas às vezes por vergonha ou receio de serem corrigidos, alguns alunos preferem não perguntar. Esqueça a timidez e questione sempre;

  • Interaja com o professor e com os seus colegas. Só assim você irá colocar seu aprendizado em prática e o professor terá oportunidade de conhecer suas dificuldades para poder ajudá-lo;

  • Faça os exercícios propostos. Eles reforçam o aprendizado obtido em sala de aula;

  • Aproveite as correções. Melhor o professor lhe corrigir do que você não ser compreendido ou ser mal interpretado numa conversa com um estrangeiro, certo?

Agora que você já conhece algumas das vantagens de estudar inglês em uma escola de idiomas, aproveite e faça a sua matrícula na FISK Guarulhos!