Como se tornar fluente em inglês?

ingles-fluente

Ser fluente em inglês se tornou uma grande necessidade para a grande maioria das pessoas. Afinal, todos sabemos que são diversos os benefícios que este idioma pode trazer para a nossa vida.

Mas, como, de fato, se tornar fluente em inglês? Por que será que algumas pessoas conseguem a tão sonhada fluência e outras passam anos com o inglês “travado”? Para responder a essas e outras perguntas separamos a seguir algumas dicas que vão ajudar você a descobrir o caminho da fluência em inglês. Confira!

Dicas para se tornar fluente em inglês

Exponha-se ao idioma

Todos os que nasceram no nosso país são capazes de aprender português simplesmente por estarem rodeados de falantes da língua desde a infância, não é mesmo? O que pode parecer – em um primeiro momento – um aprendizado automático, nada mais é, na verdade, que o fruto de muita repetição, treinamento, audição cada vez mais apurada e, para resumir em uma só definição: exposição ao idioma. Da mesma forma, para se tornar fluente em inglês o processo deve ser o mais semelhante possível, ou seja: é preciso se rodear de conteúdos em inglês a ponto de tornar o aprendizado uma consequência de tudo aquilo que vivenciamos diariamente.

Como se pode imaginar, expor-se à língua inglesa hoje em dia é algo muito fácil, pois temos em nossas mãos recursos como: filmes, séries, músicas, sites, aplicativos e muito mais. Além disso, você pode simplesmente mudar o idioma de seus aparelhos eletrônicos, e-mails e redes sociais para se familiarizar ainda mais com os conteúdos em inglês. Afinal, tudo o que puder ser em inglês em sua rotina, aproveite e utilize como ferramenta para desenvolver a fluência.

Tenha um bom método de aprendizado

No Brasil é muito comum vermos pessoas que não falam inglês e/ou consideram este idioma chato e difícil de aprender. No entanto, o grande motivo da criação desse conceito está no fato dessas pessoas não terem conhecido um bom método de aprendizado.

No geral, os estudantes precisam se sentir motivados, vendo o inglês contextualizado em seus cotidianos. É preciso que o inglês acompanhe cada fase da vida e se mostre útil e divertido em todas elas. Nós, da Fisk Guarulhos, por exemplo, atuamos com o ensino de inglês voltado para crianças, jovens, adultos a até mesmo dentro da área de negócios, possibilitando diferentes abordagens para cada tipo diferente de aluno.

Invista tempo no aprendizado

Para se tornar fluente em inglês é preciso ir além do aprendizado em sala de aula. Pense por um instante: Se você apenas estudar 2 horas por semana, então consequentemente terá praticado apenas 104 horas ao longo do ano, o que equivale a pouco mais que 4 dias. A pergunta que fica, então, é: será que esse período tão curto de tempo é o suficiente para se tornar fluente em inglês?

A regra aqui é levar o aprendizado do inglês além das aulas. Neste caso, blogs, vídeos, aplicativos, livros, músicas, e muitos outros recursos devem ser adotados para que você tenha contato com o inglês diariamente e, com isso, mantenha-se focado e motivado em evoluir.

Pense em inglês

O nosso cérebro tem o costume de separar a nossa língua nativa das demais línguas que aprendemos. Neste caso, para se tornar fluente, é preciso usar o inglês como se fosse a sua língua nativa.

Algumas práticas são muito eficientes, como utilizar o inglês para tentar, mentalmente, dizer o que sente, elaborar raciocínios cotidianos, fazer perguntas e chegar a soluções e, desta forma, criar a desenvoltura necessária para desligar a trava que faz com que você não evolua no idioma. Repetir as frases, expressões e palavras novas que você aprende a cada aula também ajudará a acrescentá-las de vez em seu vocabulário, melhorando até mesmo a sua pronúncia.

Converse em inglês

Outra maneira de se tornar fluente em inglês é simplesmente criar oportunidades para conversar com outras pessoas neste idioma. De maneira geral, se você puder viajar para outro país e ter o contado com pessoas estrangeiras, melhor ainda. Mas, isso não significa que você tenha que obrigatoriamente fazer um intercâmbio para se tornar fluente.

Hoje já é possível treinar o inglês com nativos sem sair de casa e, neste caso, você poderá tentar chats online como o Omeagle, Italki, entre outros. Esse será um importante passo para você destravar a sua fluência e passar para o próximo nível de aprendizado.

Se tornar fluente em inglês está ao alcance de todos e, conforme vimos acima, com simples dicas é possível aprender inglês e usufruir das diversas vantagens do novo idioma.

Nós da Fisk Guarulhos somos especializados no ensino de idiomas para crianças, jovens e adultos e podemos lhe ajudar a conquistar a tão sonhada fluência em inglês. Portanto, acesse o nosso site e confira mais sobre a nossa proposta de ensino. Temos certeza que você irá se identificar!

Quer se tornar fluente em inglês? Não perca tempo e venha logo para a Fisk Guarulhos!