O que é e por que existe o St. Patrick’s Day?

saint-patricks-day

Certamente você já deve ter visto em algum filme, série ou até mesmo nas redes sociais, diversas pessoas vestidas de verde dos pés à cabeça ou então fantasiadas de duende, com trevos por todos os lados e bebendo, inclusive, uma cerveja também verde, não é mesmo? Todas essas características são influências marcantes do St. Patrick’s Day, um feriado Irlandês conhecido em todo o mundo e celebrado com muito entusiasmo em alguns países.

Se você ainda não sabe o que é e por qual razão existe o St. Patrick’s Day, então confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esta data tão importante para os irlandeses e que está ganhando fama aqui no Brasil!

O que é o St. Patrick’s Day?

O St. Patrick’s Day ou o Dia de São Patrício, em português, é comemorado todo dia 17 de março, em diversas partes do mundo. No entanto, só é considerado feriado em alguns lugares da República da Irlanda, Terra Nova, Irlanda do Norte, Labrador e Montserrat.

A data surgiu como forma de homenagear o padroeiro da Irlanda e a chegada do cristianismo ao país, bem como exaltar a cultura e as tradições típicas dos irlandeses.

Para celebrar este dia, em muitos lugares são realizados desfiles (em parte semelhantes ao Carnaval) e as pessoas saem às ruas vestidas com roupas e acessórios na cor verde. Além disso, o que não pode faltar na comemoração é o famoso trevo de quatro folhas, símbolo do St. Patrick’s Day. Os bares e pubs também ficam cheios e muitas pessoas comemoram o dia de São Patrício com muita cerveja e diversão.

Como surgiu o St. Patrick’s Day?

Tudo começou com o próprio São Patrício, que, apesar de ser o padroeiro da Irlanda, não nasceu neste país e sim na Grã-Bretanha. Segundo a lenda, tendo origem em uma família nobre, aos 16 anos foi sequestrado por piratas irlandeses e acabou sendo levado para a Irlanda como escravo.

Durante seu período de escravidão, St. Patrick voltou-se para a religião e conseguiu fugir, refugiando-se em um mosteiro na região da França, para estudar e se dedicar ao sacerdócio. Ainda segundo a tradição, após se tornar sacerdote, St. Patrick voltou para a Irlanda com a missão de converter todos os irlandeses pagãos ao cristianismo.

Acredita-se que a morte de St. Patrick ocorreu no dia 17 de março de 461 e, desde 1903, a Irlanda comemora o St. Patrick’s Day nesta mesma data como homenagem.

Curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

  • Acredita-se que os trevos eram utilizados por St. Patrick para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo);
  • Além do trevo, o duende, personagem da cultura celta, também é um símbolo da comemoração. Por isso muitas pessoas se vestem como o personagem no dia 17 de março;
  • No St. Patrick’s Da, tudo é verde, desde as roupas até mesmo os alimentos e a cerveja. Ainda existem lugares em que até a água dos rios fica verde artificialmente para a comemoração;
  • Além da cor verde, é comum ver crianças e até mesmo adultos com os rostos pintados com as cores da bandeira da Irlanda: verde, branco e laranja;
  •  No St. Patrick’s Day, o consumo de apenas uma marca de cerveja irlandesa vai de 5,5 milhões para 13 milhões de litros.

Gostou de conhecer um pouco sobre a história de St. Patrick? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre outras tradições e matricule-se na PBF Guarulhos para ter contato com as culturas de língua inglesa!