Principais datas comemorativas na Espanha

data-comemorativa

Dominar um novo idioma não significa apenas aprender a falar e compreender a língua. Para realmente aprendermos uma nova linguagem, também é necessário saber sobre a cultura dos povos que a falam. Claro que conhecer a fundo uma nova cultura passa por muitos aspectos e, de modo geral, é impossível saber de tudo sem ser nativo, mas ter conhecimento de alguns detalhes pode ajudar a aprender muito melhor.

É o caso das datas comemorativas. Sabendo quais são as datas comemorativas principais de um país você aprende um pouco de história, um pouco das tradições e compreende o que aquele povo valoriza.

Por isso, se você está aprendendo espanhol, não deixe de conferir quais são as principais datas comemorativas da Espanha!

6 de janeiro – Día de Reyes (Dia de Reis)

Apesar de estar marcado nos calendários, esse não é um feriado comemorado no Brasil. Já na Espanha, é um dia em que as crianças deixam seus sapatos fora de casa para que os Reis Magos coloquem presentes dentro deles. As comemorações começam na noite do dia 5, em que os Reis Magos desfilam em carros ou mesmo camelos pelas cidades da Espanha.

14 de fevereiro – Día de San Valentín (Dia de São Valentim)

Assim como na maioria dos países, o dia dos namorados espanhol se comemora no Dia de São Valentim. A lenda conta que Valentim era um padre romano que viveu no século III d.C. Ele casava os namorados em segredo, quando eles eram proibidos de se casarem. Quando foi descoberto, o padre foi preso e, então, decapitado em 14 de fevereiro de 270. Por isso, até hoje se comemora o dia dos namorados nessa data.

19 de março – Las Fallas de Valencia (As Falhas de Valência)

A cidade de Valência se prepara o ano inteiro para o dia das Fallas. As Fallas são bonecos gigantes, com até 10 metros de altura, e cada bairro da cidade constrói a sua com características que criticam ou relatam os costumes da região. No dia 19 de março, as ruas se enchem dessas figuras gigantescas, verdadeiras obras de arte que competem pela sua criatividade.

No penúltimo sábado do mês acontece a festa principal, quando uma das Fallas é eleita a melhor do ano e todas as outras são queimadas. Essa é uma das maiores festas da Espanha.

6 de dezembro – Día de la Constitución (Dia da Constituição)

Assim como no Brasil, na Espanha também se comemoram datas históricas e políticas. Um exemplo é o Dia da Constituição. No dia 6 de dezembro de 1978 foi aprovada a atual constituição espanhola, a norma jurídica suprema do país. Ela foi escolhida pela população através de um referendo, com mais de 80% de votos contabilizados a favor.

28 de dezembro – Día de los Santos Inocentes (Dia dos Santos Inocentes)

O Dia dos Santos Inocentes é uma comemoração de origem cristã. Ela faz referência ao episódio da Bíblia em que o Rei Herodes, com o intuito de assassinar o recém-nascido Jesus, dá a ordem de matar todas as crianças recém-nascidas da região.

Hoje em dia, no entanto, essa data também é celebrada como “Dia das Bromas”, um dia semelhante ao Dia da Mentira (1º de Abril) no Brasil.

Conhecendo mais essas datas comemorativas você aprende sobre a cultura espanhola e essa é a melhor maneira de aprender um idioma: emergindo-se totalmente em uma nova cultura.

Você conhece outras datas comemorativas da Espanha? Compartilhe com a gente!